Samstag, 7. Februar 2009

Pledge



To love. To be loved. To never forget your own insignificance. To never get used to the unspeakable violence and the vulgar disparity of life around you. To seek joy in the saddest places. To pursue beauty to its lair. To never simplify what is complicated or complicate what is simple. To respect strength, never power. Above all, to watch. To try and understand. To never look away. And never, never, to forget.


ARUNDHATI ROY


"Our truest responsibility to the irrationality of the world is to paint or sing or write, for only in such response do we find the truth."

Madeleine L'Engle

Freitag, 6. Februar 2009



Em teoria, se no decurso da evolução, os seres vivos saíram do mar para conquistar a terra, aquelas espécies que, depois desse passo dado, continuaram a evoluir no sentido de retornar ao mar, encontrar-se-iam num estado evolutivo mais avançado.

Teríamos que olhar então de maneira diferente para os golfinhos ou as baleias, que percorreram esse caminho, e cujos trinares e cantos estudamos com afinco, atribuindo-lhes alguma capacidade comunicativa. Mas não será, de facto, possível, que o nosso estadio evolutivo seja inferior ao deles e que comuniquem com eficácia infinitamente maior?

A comunicação perfeita seria aquela em que a linguagem, por desnecessária, seria abolida, em que haveria uma partilha completa e constante de ideias - uma espécie de mente colectiva.


"O verdadeiro e o falso são atributos da linguagem, não das coisas.
E onde não há linguagem, não há verdade nem falsidade."

Thomas Hobbes in Leviatã

Mittwoch, 4. Februar 2009

A Maldade Espiritualiza-se



O julgamento e a condenação morais são a vingança predilecta dos espíritos tacanhos para com os que são menos, além de uma espécie de indemnização por terem sido mal dotados pela natureza, e finalmente uma oportunidade de eles próprios obterem espírito e tornarem-se finos: - a maldade espiritualiza-se. Bem no fundo do coração agrada-lhes que exista um padrão que ponha ao seu nível os abundantemente dotados de bens e privilégios de espírito: - lutam pela «igualdade de todos perante Deus» e para isso é que quase precisam da fé em Deus.

Friedrich Nietzsche, in 'Para Além de Bem e Mal'